quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Como estabelecer limites?

Essa semana, participei de uma palestra com o Psicólogo Marcos Meier e foi incrível. Por isso, gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que ouvi e aprendi.

A Educação é como um trem que anda por dois trilhos. Estes devem estar alinhados, no mesmo nível, pois caso contrário o trem descarrilha. 

O primeiro trilho é o do AFETO.  A criança precisa perceber que é bem quista. É preciso ter vínculo afetivo. (Meier ressalta que Professor que não gosta de criança deve procurar outra profissão, e eu concordo com ele).
O segundo trilho é o da AUTORIDADE (não confundir com autoritarismo). É preciso demonstrar autoridade, ser firme e claro nas regras (estas podem ser construídas em conjunto com a turma).

Sem afeto não dá pra exercer a autoridade e sem autoridade você não põe limite. 

Professor BOM é o que tem afeto e autoridade.

LIMITES precisam ser firmes, bem colocados, claros e visíveis.

É preciso que o adulto tome as rédeas da educação. As crianças estão perdidas pois, aquele que deveria educar e colocar limites, quer ser amigo, não quer frustrar, ou não quer se estressar com choros. Pais e professores não são amiguinhos, devem ter suas funções bem exercidas. Sabe aquela valiosa frase de Içami Tiba - "Quem ama educa". Pois é, precisamos urgentemente colocá-la em 
prática.

Crianças que recebem limites, aprendem a lidar com frustrações, aprendem a respeitar ao próximo, aprendem a conviver em sociedade e se tornam adultos saudáveis e felizes.

Um grande abraço,
Professora Débora Quadros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário